Saber exatamente o que fazer na Colômbia é muito importante antes de planejar sua viagem. Isso porque, a partir de quantos lugares você decidir incluir em seu roteiro, vai conseguir saber quanto tempo deve ficar no país, as formas de transporte disponíveis entre um lugar e outro, hospedagem, entre outros aspectos importantes.
A boa notícia é que a Colômbia é um país bastante receptivo e colorido, como nós brasileiros gostamos, cheio de paisagens naturais incríveis, lugares históricos e construções imperdíveis para os amantes de arquitetura. Por isso, fica difícil errar ou não gostar de algo.
Para você que está se preparando para viajar, ou vive sonhando com isso, e ainda não sabe o que fazer na Colômbia, preparamos este artigo com os 12 dos melhores pontos turísticos do país.
O que fazer na Colômbia?
- Santuário de las Lajas
- Parque Tayrona
- Museu do Ouro
- Ilha de San Andrés
- Catedral de Sal
- Centro Histórico de Cartagena de Indias
- Monserrate
- Metrocable de Medellín
- Plaza Botero
- Eje Cafetero
- Parque Nacional Natural Los Nevados
- Caño Cristales
Santuário de las Lajas
Um dos lugares mais exuberantes que você pode incluir em sua lista de o que fazer na Colômbia é o Santuário de las Lajas.
Ele fica localizado no cânion do rio Guaitara, no município de Ipiales, na região sul da Colômbia, há poucos quilômetros da fronteira com o Equador.
Se trata de uma grandiosa igreja construída em estilo neogótico entre os séculos XVIII e XX, que fica há cerca de 50 metros de altura, em formato de ponte sobre um rio. Na parte de dentro, há um museu e uma capela que vale a pena visitar.
Além do vislumbre do edifício, o Santuário de las Lajas é cercado de belezas naturais, incluindo uma cachoeira, que são ainda mais valorizadas pelas vistas privilegiadas desde o mirante da igreja.
Parque Tayrona
Se você está buscando uma boa opção de o que fazer na Colômbia para ficar próximo à natureza, o Parque Tayrona é imprescindível em seu roteiro.
O lugar é uma área protegida pelo governo, e faz parte da relação de Reservas da Biosfera da UNESCO.
O Parque Tayrona fica na região norte da Colômbia, e é um dos parques mais visitados do país, tanto por colombianos, como por turistas.
E não poderia ser de outra forma. É um lugar de paisagens paradisíacas, com direito a ruínas antigas, praias quase virgens e vários animais selvagens em seu habitat natural.
Se você gosta de observar pássaros, tem ainda mais motivos para colocar o Parque Tayrona entre seu roteiro de pontos turísticos da Colômbia, já que lá poderá ver várias espécies, incluindo o Condor Andino.
Museu do Ouro
Quando estiver em Bogotá, você não pode deixar de conhecer o Museu do Ouro, no Centro Histórico.
Quem visita o museu tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os povos nativos da Colômbia, os objetos que eles usavam para caçar, a importância da metalurgia na economia, joias, peças de artesanato, e ainda objetos usados em rituais e cerimônias em homenagem aos mortos.
Lá está um dos acervos de obras em ouro mais importantes do mundo, com mais de 50 mil itens, sendo 30 mil feitos de ouro. Alguns deles datam de entre 200 e 150 a.C.
Dependendo da temporada de sua visita, você pode até encontrar alguma exposição temporárias sobre a história pré-colombiana.
Ilha de San Andrés
Com águas enverdeadas, areia branca, paisagens dignas de cartão postal e várias opções de passeios, a Ilha de San Andrés é sem dúvidas um dos melhores pontos turísticos da Colômbia.
Ela faz parte do arquipélago Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, famoso entre os turistas brasileiros.
Por lá você pode fazer aulas de mergulho, andar de barco, e ainda provar o melhor da culinária colombiana nas várias opções de restaurante que ficam por perto.
Para chegar lá, você pode pegar um vôo a partir de Bogotá. Há várias opções de hospedagem em Santo Andrés, mas é recomendável reservar com antecedência.
Catedral de Sal
A Catedral de Sal é um dos pontos turísticos da Colômbia mais conhecidos, e fica a cerca de 50 km de distância de Bogotá.
Construída no interior das minas de sal de Zipaquirá, esta catedral subterrânea foi criada pelos mineiros católicos para adoração, a princípio com o tamanho de uma capela.
Com o tempo, o santuário foi sendo aprimorado, até ser restaurado no começo dos anos 90 e se tornar a catedral de impressionante beleza que conhecemos hoje.
Por lá, você e sua família podem visitar os túneis amplos, incluindo pessoas com deficiência ou em cadeiras de roda, e conferir o cinema 3D que explica a história do lugar.
A Catedral de Sal é um lugar importante para conhecer a cultura e a história da Colômbia em relação às minas de sal no período colonial.
Além disso, o fato de estar há mais de 100 metros de profundidade a torna diferente de qualquer coisa que você já tenha visto.
Centro Histórico de Cartagena de Indias
Cartagena das Índias é uma das maiores cidades da Colômbia, e foi sede do governo espanhol no país por muito tempo na época do Império.
Por isso, a cidade toda tem grande importância história, incluindo o Porto de Cartagena, que era um ponto comercial importante.
Mas o destaque da cidade que atrai muitos turistas é seu centro histórico, a Ciudad Vieja, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1984, e que ainda preserva muito da cidade original.
A começar das muralhas construídas no século XVIII, com quase 11 quilômetros de extensão, e do Castelo de San Felipe de Barajas, cheios de túneis subterrâneos e mirantes para visitar.
No Centro Histórico de Cartagena você encontrará outros lugares únicos da época colonial, como igrejas, praças e mansões.
Se possível, reserve um tempo em seu roteiro para andar pelas ruas tranquilamente, já que muito do charme da Ciudad Vieja está nos detalhes.
Monserrate
O Monterrate é um monte que faz parte da Cordilheira Oriental, com cerca de 3152 metros de altura, e fica na cidade de Bogotá.
Por ser tão alto, é possível ver toda a cidade de lá, um dos motivos para o que fazer na Colômbia mais conhecidos.
Outro atrativo é que lá fica a Basílica do Senhor de Montserrate, um santuário que atrai peregrinadores há centenas de anos.
No topo há lojas de artesanato, lugares para comprar lembrancinhas, restaurantes e lanchonetes para provar o melhor da comida colombiana, e mirantes para tirar fotos.
Para chegar até o topo, você pode ir por teleférico, caminhando por uma trilha (para os corajosos), ou de funicular.
Metrocable de Medellín
Se você vai visitar a cidade de Medellín, precisa conhecer o metrocable.
Também conhecido como teleférico de Medellín, é um meio de transporte usado tanto pelos colombianos, como por turistas para ver a cidade de cima.
O sistema tem 4 linhas de cabo aéreo, e passa por 13 estações pela cidade. Uma das linhas mais usadas é a que passa pela Biblioteca de Espanha, famosa por seu estilo arquitetônico diferenciado.
Por ser a primeira cidade da América Latina a implementar o teleférico como meio de transporte para o público em geral cruzar a cidade, e serviu de inspiração para outras cidades fazerem o mesmo.
Tudo isso faz com que Medellín seja uma das cidades modelo de desenvolvimento da Colômbia.
Plaza Botero
Ainda em Medellín, localizada no centro histórico fica a Plaza Botero, que também é um ponto turístico da Colômbia interessante para incluir em seu roteiro.
Conhecida como o Parque de Esculturas da Plaza Botero, esse é um lugar movimentado que reúne esculturas do artista internacionalmente conhecido Fernando Botero, que era de Medellín.
As estátuas de animais e de pessoas feitas pelo artista tem uma forma inusitada e figuras obesas, o que chega a ser engraçado e divertido para tirar fotos.
No total, são 23 peças, incluindo o Pássaro da Paz, que tem um grande significado. A escultura foi explodida em 1995 por um guerrilheiro, o que matou várias pessoas. Em homenagem a essas vítimas, a estátua foi mantida da forma como ficou, mas Botero construiu uma nova estátua ao lado para representar a recuperação do povo de Medellín.
Nos arredores da praça há várias opções de restaurantes, além de barraquinhas de comida de rua, para você parar para almoçar ou terminar o dia depois do passeio pela cidade.
Eje Cafetero
Assim como o Brasil, a Colômbia tem boa fama no mercado de café, que é um considerado um dos melhores do mundo.
Por isso, o Eje Cafetero, ou Eixo Cafeteiro, é um dos lugares mais importantes para a história e cultura colombiana.
Embora ocupe parte de outros departamentos também, sua composição principal fica em Caldas, Risaralda e Quindío.
Por lá, você pode conhecer as plantações de café e ainda aproveitar para visitar a pequena cidade de Salento, onde há várias lojas de artesanato e lembrancinhas para levar para casa.
Se você é apaixonado por café, vale a pena buscar uma excursão no Eje Cafetero para degustação do autêntico café colombiano, que fica ainda melhor com a paisagem montanhosa que cerca a região.
Parque Nacional Natural Los Nevados
O Parque Nacional Natural Los Nevados é uma grande reserva localizada no Eje Cafetero, muito conhecida pelo vulcão Nevado del Ruiz.
Por lá, além de ver os vulcões adormecidos, você pode fazer caminhada nas várias opções de trilha, trekking, montain bike e escalar no gelo.
Além disso, o Parque Los Nevados é um dos melhores pontos da Colômbia para observar a fauna e flora típica da região, incluindo o puma e a anta da montanha, e aves como a águia-preta, o periquito-de-cabeça-vermelha, o pato-vermelho e o beija-flor-de-barba.
A área é tão interesse e única para visitar, que várias escolas levam seus alunos para fazer pesquisas por lá e aprender mais sobre educação ambiental, ainda mais por conta das medidas de proteção implementadas pelo governo colombiano.
Por conta dos vulcões, é preciso acompanhar o estado da atividade vulcânica na página do Serviço Geológico Colombiano antes de viajar, pois há períodos em que não é permitida a visita por segurança.
Caño Cristales
Para encerrar nossa lista com o que fazer na Colômbia, escolhemos Caño Cristales, que é uma das paisagens naturais mais impressionantes que você pode incluir em seu roteiro de viagem.
Já dá para ter uma ideia da beleza desse lugar pelos apelidos que ele recebeu ao longo dos anos, como “rio das cinco cores”, “rio arco-íris” ou “rio que fugiu do paraíso”.
A mistura de cores pelo rio não acontece o ano todo, apenas entre julho e novembro, quando a quantidade de chuvas e o nível da água estão menores. A partir de novembro, as águas secam e o parque encerra as atividades por um tempo.
Durante esses meses que o parque fica aberto, graças a uma planta aquática chamada Macarenia Clavigera, o rio todo colorido, com pedaços em vermelho, amarelo, verde, azul e negro.
Além das cores, vale ressaltar também as cachoeiras e pequenas quedas d’água que ficam em torno do pequeno rio e deixam o lugar ainda mais exuberante e especial.
Como um todo, Caño Cristales parece uma pintura, e é um dos lugares mais bonitos para tirar fotos, ou mesmo para relaxar após a correria da viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário