Porto Seguro, porta de entrada do Brasil
Quando Pedro Álvares Cabral chegou por aqui, Porto Seguro era só natureza (esplêndida, sem sombra de dúvidas). Há mais de 500 anos, não havia o riquíssimo centro histórico, nem as barracas da praia animadas por muito axé, tampouco havia a agitação da Passarela do Álcool.Saiba tudo o que fazer em Porto Seguro e se encante por esse pedaço do paraíso
Conhecer Porto Seguro é descobrir a essência histórica do nosso país e entender o que o fez ser alvo de disputas entre os países na época das grandes navegações. Preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem a Porto Seguro, uma das praias mais belas do nordeste.
Embarque com a gente nessa terra “muito chã e muito formosa”, como atestou Pero Vaz de Caminha quando informou ao rei de Portugal da descoberta do Brasil.
Pontos de interesse em Porto Seguro
A cidade alta é o Centro Histórico de Porto Seguro, onde a história de nosso país começou a ser escrita. O marco zero, igrejinhas, casas, ruínas, memoriais e o farol são alguns dos pontos mais visitados na cidade. Os “causos” da época do descobrimento encantam e recheiam nossos conhecimentos de História do Brasil.Marco Zero de Porto Seguro
É também nessa região que fica o Museu do Descobrimento de Porto Seguro, cujo acervo inclui materiais dos povos indígenas e dos portugueses.
Mas a Porto Seguro riquíssima em história e cheia de belezas naturais se contrapõe à Porto Seguro agitada e festiva, principalmente na Passarela do Álcool, ponto de muitos bares, restaurantes, lojinhas e quiosques, que transformam a cidade na capital da festa e do axé music.
Praias de Porto Seguro
A praia de Taperapuã é onde ficam as grandes barracas, que apresentam suas companhias de dança ensinando as coreografias de axé. Restaurantes, estrutura na praia e diversão é o que se encontra por lá. Agito nível máximo.Já a praia de Mundaí é uma praia de águas calmas, em que as famílias se instalam com bastante comodidade. Se quiser agito, opte pela barraca Tôa-Tôa. Agito nível alto.
A praia de Itacimirim é como a maioria das praias da região: oferece barracas com música e petiscos. Aproveite para visitá-la na maré baixa, quando se formam as piscinas naturais. Agito nível médio.
A praia de Itacimirim é como a maioria das praias da região: oferece barracas com música e petiscos
Praia de Curuípe é a praia mais próxima do centro, tem uma faixa de areia estreita, ideal para caminhadas. Mas as barracas para beber uma cerveja e beliscar um peixe frito estão por toda a extensão. Agito nível médio.
Quem gosta de mais tranquilidade ao ar livre, mas sem perder a estrutura das barracas vai curtir a praia Rio dos Mangues, que fica entre mangues e coqueirais. Agito nível baixo.
Quem gosta de mais tranquilidade ao ar livre, mas sem perder a estrutura das barracas vai curtir a praia Rio dos Mangues
A tranquilidade de Ponta Grande na baixa temporada impressiona quem a conhece no alto verão, cheia de turistas em busca de passeios de lancha, caiaque e banana-boat, esperando a maré baixar para apreciar a beleza do recife de corais. Agito nível baixo.
Mutá fica na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália e não possui muitos atrativos, exceto o fato de ser o ponto das escunas que levam para a Coroa Alta. Agito nível baixo.
Passeios em Porto Seguro
Recife de fora
As piscinas naturais formadas pelos recifes de corais encantam adultos e crianças com seus ouriços, baiacus, moluscos e peixinhos coloridos. Um mergulho de cilindro, snorkel ou apenas uma caminhada sobre os arrecifes garantem um passeio em Porto Seguro com muita diversão.As piscinas naturais formadas pelos recifes de corais encantam adultos e crianças
Arraial D’Ajuda
Ligada a Porto Seguro pela famosa balsa, a porção de terra do outro lado do Rio Buranhém traz uma atmosfera diferente do tradicional agito da região. Não chega a ser tranquila, mas é uma vibe de quem quer apreciar a natureza, como a vila hippie estabelecida há anos na região.A porção de terra do outro lado do Rio Buranhém traz uma atmosfera diferente do tradicional agito da região
Bons restaurantes e pousadas dão estrutura às belíssimas praias que aparecem no meio das falésias de Arraial D’Ajuda.
Trancoso
O astral de tranquilidade do Quadrado de Trancoso ainda domina a região, mesmo que o status atual seja de praia badalada, nível 5 estrelas.Em Trancoso, os carros não circulam e a iluminação pública nas ruas não foi implantada, deixando um ar bucólico de cidadezinha pacata. Mas, no réveillon e no carnaval, a tranquilidade dá lugar à badalação com muito requinte e sofisticação.
Trancoso, em Porto Seguro
Santa Cruz Cabrália
Cenário da primeira missa realizada no Brasil, a cidade que fica a 20 km de Porto Seguro é mais tranquila, embora o centro histórico atraia muitos turistas. A praia protegida pelo recife de Coroa Alta possui cabanas e quiosques. Imperdível é o passeio de barco pelo parque marinho de Coroa Alta.Praia do Espelho
A duas horas de Porto Seguro, a praia paradisíaca do Espelho reúne a beleza das falésias e uma praia de piscinas naturais num tom de azul inacreditável. As barracas de praia contribuem para o ar de tranquilidade, oferecendo almofadões e esteiras na areia.Praia do Espelho, em Porto Seguro
O que fazer em Porto Seguro
Axé Moi
A maior estrutura de praia do Brasil, com 20 mil metros quadrados, garante sua diversão na praia de Taperapuã, em Porto Seguro. Durante o dia, as companhias de dança agitam a galera com muito axé. À noite, a arena ferve com shows de artistas populares. A praia de 200 metros tem toda a comodidade para tornar seu passeio inesquecível.Tôa-Tôa
Na praia de Mundaí, o complexo Tôa-Tôa, além de oferecer todo o apoio na praia, tem 4 mil metros quadrados de muitas opções de diversão e entretenimento. São shows, festas de espuma, banana-boat, infláveis e muito mais. Vale muito a pena a visita, se o que você busca é festa e diversão.O complexo Tôa-Tôa, muitas opções de diversão e entretenimento
Barramares
Uma enorme barraca de praia com as facilidades para você aproveitar a praia de Taperapuã. Não tão agitado quanto os vizinhos Tôa-Tôa e Axé Moi, mas ainda segue o mesmo estilo com restaurante e palco para a apresentação de companhias de dança.Dicas para sua viagem a Porto Seguro
Sua bagagem não precisa de muito mais do que roupas de banho e roupas leves. Porto Seguro é bem casual e tem o clima bastante agradável em qualquer época do ano, embora o risco de tempo fechado aumente no inverno.Para comprar lembrancinhas, prefira a Passarela do Álcool ou Cabrália. Trancoso e Arraial D’Ajuda são lugares mais caros para compras, por isso tente evitar se não quiser gastar muito.
Porto Seguro é bem casual e tem o clima bastante agradável em qualquer época do ano
Porto Seguro é puro agito. Se você prefere uma atmosfera mais tranquila, opte por se hospedar em hotéis em Arraial ou Trancoso.
Outro ponto que merece destaque é que a região está na área de recomendação de vacina de Febre Amarela, mas não de obrigatoriedade.
Como chegar em Porto Seguro
Porto Seguro possui aeroporto próprio, onde circulam as principais companhias aéreas do país. A rodoviária da cidade não recebe muitos ônibus de outras cidades. O melhor é ir da sua localidade à Salvador ou Vitória da Conquista e de lá pegar um ônibus para Porto Seguro.A viagem de carro é também um passeio possível, embora é preciso bastante atenção nas estradas, principalmente em trechos não duplicados. A visibilidade durante à noite é bastante prejudicada, por isso prefira viagens diurnas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário