Holiday Image with new Holiday offer

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Presidente Figueiredo pertinho de Manaus, destino ecológico

Grutas, cachoeiras, lagos, atividades radicais e observação de animais são os principais atrativos da cidade

Foto: Embratur

Conhecida também como a “terra das cachoeiras amazônicas”, a cidade de Presidente Figueiredo possui aproximadamente 150 cachoeiras, sete corredeiras, nove cavernas e diversas trilhas ecológicas a apenas 107 km da cidade de Manaus. A cidade recebe muitos turistas interessados em turismo de aventura e ecoturismo que escolhem a capital do Amazonas como ponto de início para explorar as belezas da maior floresta tropical do mundo.
Existe a possibilidade de conhecer algumas cachoeiras de fácil acesso se locomovendo de táxi ou em veículo próprios, mas a grande maioria das atrações estão localizadas nos arredores da cidade sendo necessário a contratação de um guia ou agência de turismo.
A pequena cidade possuí estrutura básica para os turistas, com uma oferta boa de pequenos hotéis, pousadas e restaurantes que apesar de simples são super organizados e confortáveis. Também é possível visitar a central do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), localizado logo após a entrada da cidade, local com informativos e imagens das atrações naturais de Presidente Figueiredo.

O que fazer em Presidente Figueiredo:

 

Foto: Anfremon D’Amazonas

– Cachoeira do Santuário

Talvez a atração mais conhecida de Presidente Figueiredo, a Cachoeira do Santuário é a atração com melhor infraestrutura turística. Localizada no Km 12 da AM-240, ela faz parte da reserva ecológica de mesmo nome e além da cachoeira o espaço também conta com chalés, piscinas e restaurante.

– Cachoeira de Iracema

O Complexo da Cachoeira da Iracema também revela diversas formações rochosas interessantes, como o Palácio do Galo da Serra. Para chegar até a queda d’água é necessário fazer uma trilha em meio a mata de fácil acesso.

– Cachoeira Pedra Furada

A Cachoeira da Pedra Furada é uma pequena queda d’água por onde a água do rio escorre do alto, através de uma pedra com três grandes furos, formando uma bela e convidativa piscina natural de águas calmas.

– Lagoa Azul

Como o próprio nome já diz, a Lagoa Azul possui uma coloração bem diferente das outras atrações de Presidente Figueiredo graças a argila branca do fundo da lagoa que filtra a água mais escura, deixando apenas o poço cristalino.

– Gruta da Judéia

A Gruta é um dos lugares mais fascinantes de Presidente Figueiredo. Localizada dentro de uma área de proteção ambiental, a cachoeira só pode ser visitada com a presença de um guia turístico. O local impressiona por sua gigantesca entrada esculpida por rochas banhada por uma queda d’água.

– Passeio de Caiaque

Dedicado para famílias e grupos de diferentes idades, os passeios de caiaque possibilitam conhecer a imensidão da floresta de um outro jeito. Uma excelente maneira de observar mais sobre a fauna e a flora local, atravessando igarapés totalmente preservados em uma das regiões mais exóticas do país. Nesse tour oferecido pela agência Amazon Mystery Tours também existe a possibilidade de dormir na casa de nativos com pernoite na floresta.

Outros atrativos turísticos em Presidente Figueiredo:

  • Cachoeira da Asframa
  • Corredeira Urubuí
  • Cachoeira da Onça
  • Cachoeira da Neblina
  • Cachoeira Salto do Ipy
  • Cachoeira Natal
  • Cachoeira Berro D’Água
  • Cachoeira das Lajes
  • Cachoeira das Araras
  • Cachoeira da Sucuriju
  • Cachoeira da Pedra da Lua Branca
  • Cachoeira do Arco-Íris

Como chegar em Presidente Figueiredo:

 

Foto: Embratur
De avião
O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Manaus — Eduardo Gomes.
De ônibus
A empresa Aruanã Transportes faz o trajeto diversas vezes ao dia saindo da Rodoviária de Manaus.
De carro
O caminho para chegar até Presidente Figueiredo dura cerca de uma hora e meia e é feito de Manaus através da BR-174, mesma via que liga a capital do Amazonas com Boa Vista em Roraima.


Melhor época para visitar Presidente Figueiredo:

 

Foto: Juliane Schultz
Durante todo o ano a paisagem amazônica muda consideravelmente, devido principalmente a influência dos rios e nível das águas, variando basicamente entre duas estações fixas – extremo verão e extremo inverno. A época de chuvas vai de dezembro a maio, nessa época as cachoeiras estão lindas e com o volume de água maior. Já entre os meses de junho e novembro é a época da seca, e consequentemente as quedas d’água estão com o fluxo mais baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário