Holiday Image with new Holiday offer

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Dicas de hospedagem e atrações em Garibaldi

Onde Dormir



O Hotel Casacurta é parte fundamental da história e do patrimônio arquitetônico desta cidade. A atenção aos detalhes da decoração só não é mais impressionante do que a excelência no atendimento e o cuidado que todos funcionários têm com os hóspedes. A hospitalidade é genuína e o carinho inclui recepção com espumantes premiadas e habitações pet friendly.

Atrações



Tudo é história e encantamento por aqui! Para começar, a Rota dos Espumantes, composta por 20 vinícolas que mostram a relação íntima entre a alta tecnologia na elaboração de espumantes e os ecos culturais dos séculos passados.

Uma das vinícolas mais modernas do Brasil é a Domno de Garibaldi, parte importante do Grupo Famiglia Valduga. As visitas ocorrem de segunda a sábado das 9h30 às 16h00 com um custo R$ 20,00 por pessoa. Os grupos saem com no máximo 15 participantes e cada visitante ganha uma taça personalizada Ponto Nero. Não há número mínimo de pessoas para as visitas, nem horário programado para as saídas.

A visita guiada pela vinícola é diferente de tudo que já experimentamos, com uma imersão completa no método. Lá pudemos provar a bebida em diferentes fases do seu processo de elaboração, é incrível beber espumantes que ainda não estão prontos e ir descobrindo novas nuances e sabores.
A qualidade da produção destes espumantes exigiu investimentos enormes, todos os rótulos premiados tem uma história. Por exemplo, esta é uma das poucas vinícolas brasileiras a utilizar um filtro tangencial na elaboração de espumantes, minimizando o uso de aditivos externos ao mosto.



Outro passeio fundamental na cidade é a Madelustre, o Mundo do Vidro, uma fascinante experiência pela história do vidro e de como o ser humano aprendeu a superar suas habilidades ao longo dos tempos. A visitação à fábrica funciona de terça a sábado das 10h às 16h e atende grupos de, no máximo, 15 pessoas por vez ao preço de R$ 20 por pessoa. Este valor pode ser totalmente revertido em produtos.

Tudo começa com uma divertida explanação sobre as possíveis origens do vidro, seus mais de 5 mil anos de história e fatos interessantes como sua importância em rituais religiosos. É na Madelustre que você vai encontrar a maior taça de champagne do mundo, registrada no Guinness World Records. São 219 cm de altura, cerca de 33 Kg e capacidade para 186 garrafas de espumantes.

Só de chegar perto desta preciosidade já deu para imaginar o trabalho da equipe que criou diversos moldes em mais de três meses de trabalho árduo. A visita se torna ainda mais interativa quando pisamos no chão da fábrica, onde podemos acompanhar toda a movimentação dos funcionários bem de perto. Aqui areias, material fundente e carbonatos são submetidos a temperaturas que ultrapassam os 1200°C para que sejam transformados em vidro.



O momento mais esperado da visita guiada é quando os turistas são instruídos a manejar uma peça até que a mesma tome forma. É emocionante participar ativamente da produção artesanal do vidro!

Fenachamp a Festa do Espumante Brasileiro



Os gaúchos sabem muito bem celebrar os bons momentos, tanto que neste estado existe praticamente uma festa para cada tipo de bebida. Uma das mais famosas é a Fenachamp, dedicada exclusivamente aos espumantes produzidos na região.

Na área externa fica uma reprodução das antigas Vilas Italianas. Aqui encontramos muitos itens que nos teleportam direto para o estilo de vida dos imigrantes que povoaram a região no século XIX. É comum se deparar com moradores vestindo roupas típicas e disputando jogos tradicionais ou então turistas felizes em um passeio de trator!

O evento mais esperado da Fenachamp é o Sabrage Coletivo que acontece sempre no primeiro final de semana da festa. Este espetáculo está registrado no Guinness Book desde 2011 como a maior sabragem do mundo, reunindo mais de 350 participantes para executar a degola do espumante.

Segundo dados históricos, quem difundiu esta técnica foi o imperador francês Napoleão Bonaparte, que comemorava com seus soldados as vitórias de cada batalha literalmente "degolando" as garrafas de champagne com seus sabres (um tipo específico de espada). Relatos contam que o ritual era sempre seguido pela frase “Merecido nas vitórias e necessário nas derrotas”.

Do século XVIII pra cá muita coisa mudou, obviamente, mas o sabrage é uma técnica que ainda encanta os aficionados por espumantes. Na Fenachamp o evento é democrático e divertido, encontramos desde o prefeito da cidade até personagens peculiares como um senhor vestido com acessórios feitos com rolhas.

A festa acontece no pavilhão principal, mas não se engane! Este não é um evento tradicional onde os pavilhões ficam abarrotados de lojinhas com produtos comuns. A Fenachamp é uma espécie de festival enogastronômico com diversos ambientes simulando bares e restaurantes elegantes.



Ao todo são 23 produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que vendem espumantes premiados a preços acessíveis, além de 14 restaurantes que oferecem mais de 70 opções de pratos. Tudo isto em meio a um palco com programação musical intensa e grandes shows!

Garibaldi Vintage: uma encantadora viagem no tempo



Duas vezes por ano, entre março e novembro, a cidade é palco do evento enogastronômico chamado de Garibaldi Vintage, certamente a noite mais divertida, deliciosa e encantadora da Região da Uva e Vinho da Serra Gaúcha.

O palco principal é a rua Buarque de Macedo, uma das vias mais antigas do estado, que foi revitalizada para valorizar o conjunto arquitetônico de prédios históricos e fachadas centenárias. As largas calçadas, linda iluminação e despoluição visual devido à rede subterrânea de água, luz e telefonia são uma ode à memória cultural e histórica de Garibaldi.

O evento consiste em unir atrações culturais, vinícolas, restaurantes, cervejarias e o comércio local em uma festa temática ao ar livre que geralmente ocorre em uma sexta-feira das 19h à meia noite. Os cardápios mudam a cada evento e contemplam desde os famosos brownies da Le Petit Sablé, bolo no pote da Ivi Cupcake, macarons da Dolce Mattina, nhoque aos três queijos da Osteria Della Colombina, hambúrguer de filé mignon da Trattoria Primo Camilo, risoto da Hostaria Casacurta, Choripan do Valle Rústico, até dezenas de outros pratos dos 15 expositores.



Na Avenida Rio Branco acontece a exposição de carros antigos e, para aumentar ainda mais a aura de volta ao tempo, boa parte dos visitantes chegam vestidos à caráter. A alegria dos moradores da região é emocionante e contagiante, afinal esta é uma festa para todos. As atividades divertem desde as famílias com crianças pequenas até o pessoal da melhor idade. A ruas são seguras e, apesar de ser um evento que envolve bebidas alcoólicas, nenhuma edição teve registro de roubos ou violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário