As melhores cachoeiras, grutas e lagos para você visitar na região
A Chapada Diamantina é um dos destinos de ecoturismo mais bonitos do Brasil. É impossível numerar as atrações turísticas dessa região de serras localizada no centro do estado da Bahia. Montanhas, cânions, rios, cachoeiras, grutas e lagoas são alguns dos cenários que agradam viajantes do mundo inteiro. Mas entre tantas opções, como saber qual colocar no planejamento da viagem?
Conheça quais são os dez passeios imperdíveis na Chapada Diamantina:
1. Cachoeira da Fumaça
Localizada entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, a cachoeira é um dos cartões postais do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Com 340 metros de altura é a segunda maior do Brasil e, com certeza, um passeio imperdível para quem visita a região.
2. Poço Encantado
O Poço Encantado se parece exatamente como o nome propõe. A luz do sol que entra na gruta revela águas de um azul de tirar o fôlego com uma transparência impressionante que permite que você veja o as rochas de até 40 metros no fundo. Durante o outono e o inverno o local fica ainda mais encantador. Devido a posição do sol, os raios formam um feixe de luz azul turquesa que ilumina ainda mais as águas do lugar.
3. Cachoeira do Buracão
Foto: Mteixeira
Uma das cachoeiras mais impressionantes da região, a Cachoeira do Buracão fica no município de Ibicoara. São 85 metros de queda cercada por um cânion de três metros de largura e 90 metros de altura.
4. Travessia do Vale do Pati
Escondido no meio do Parque Nacional da Chapada Diamantina entre os municípios de Andaraí e Mucugê, o vale do Pati apresenta uma das trilhas mais belas do país. Existem opções de roteiros diferentes para quem quer explorar a trilha, a mais popular tem duração de cinco dias e 80 quilômetros.
5. Poço Azul
A flutuação no Poço Azul é uma das opções preferidas de quem procura por passeios na Chapada Diamantina. A cor azul da água e sua transparência tem uma visibilidade ainda melhor entre novembro e janeiro, o resultado é uma verdade piscina azul que surpreende os mergulhadores.
6. Morro do Pai Inácio
Foto: Rodrigo Galvão
A subida até o topo do Morro do Pai Inácio é um dos passeios mais famosos da Chapada Diamantina, se não for o mais. A paisagem vista lá de cima é o cartão postal da Chapada. Dos seus 1200 metros de altitude, é possível ver o Morro do Camelo, o Vale do Capão e o Morrão. Você terá uma vista de 360 graus das belezas do entorno e essa vista fica fascinante no momento do pôr do sol.
7. Cachoeira da Fumacinha
Foto: Bart van dorp
A Cachoeira da Fumacinha não é muito visitada devido ao grau de dificuldade de chegar até ela. Quem consegue completar o caminho de 18 quilômetros seguindo o leito do rio é recompensado com uma das mais belas cachoeiras da Chapada Diamantina.
8. Marimbus
Se você está achando que os passeios na Chapada Diamantina se resumem a grutas e cachoeiras, você precisa conhecer Marimbus. O lugar é conhecido como o Pantanal da Chapada e possui uma fauna e flora bem diferente do resto da região. Para chegar em Marimbus é preciso remar cerca de uma hora e meia, mais duas remando contra a corrente para voltar.
9. Lago da Pratinha
Foto: Otávio Nogueira
O lago da Pratinha está localizado dentro da fazenda de mesmo nome, perto do município de Iraquara. A Gruta da Pratinha está ligada ao Rio Pratinha que possui uma mistura de cores entre verde, azul e prata. Quem visita o local recebe máscara de mergulho para explorar a caverna.
10. Gruta da Torrinha
Foto: Fabiano Zig
Localizada a 15 quilômetros da cidade de Iraquara, a Gruta da Torrinha é mais um dos belos passeios da Chapada Diamantina. A gruta é considerada uma das mais ricas do Brasil com uma grande diversidade de formações de centenas de anos de transformações na rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário