Sabe aqueles destinos com cara e jeito de cidade do interior? Pirenópolis, a cerca de 130 km de Goiânia, é exatamente assim. O destino, que fica no Centro-Oeste brasileiro, é perfeito para quem quer curtir dias de descanso e aproveitar o que a natureza e o clima de cidade pequena têm de melhor. Pirenópolis é aquele lugar para se desconectar e ver a vida passar em ritmo bem desacelerado.
Pirenópolis é aquele lugar para se desconectar e ver a vida passar em ritmo bem desacelerado
Abaixo, separamos dicas de o que fazer em Pirenópolis, cidade goiana que vem conquistado cada vez mais espaço no turismo. Vai visitar a cidade? Já adiantamos que cachoeiras e paisagens bucólicas vão fazer parte do seu roteiro, além, claro, de um Centro Histórico compacto e bem convidativo para o turismo.
Principais pontos turísticos e o que fazer em Pirenópolis
Chegando ao destino, dê uma volta pelo Centro Histórico. A área é apaixonante, com casas em estilo colonial e ruas de pedra. Repare nas janelas e portas de madeira, que dão um charme a mais para o Centrinho. Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e, depois, desbrave as ruelas no entorno. Os mascarados típicos das cavalhadas também são uma “atração” à parte no destino.
Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Dentre os prédios históricos se destacam também o Cine Pireneu, o Theatro de Pirenópolis e a antiga Casa da Câmara e Cadeia, que, atualmente, abriga o Museu do Divino. Continuando o tour pelas catedrais, conheça também a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo. Não deixe de percorrer a ponte do Rio das Almas, que tem uma vista incrível para a Igreja Matriz. Dica para quem curte fotografia: a ponte pênsil Dona Benta rende fotos bem interessantes.
Dentre os prédios históricos se destaca o Cine Pireneu
Claro que não poderíamos deixar de mencionar as cachoeiras de Pirenópolis, considerada, por muitos, os principais pontos de interesse do lugar, elas são um atrativo e tanto. Opções para tomar um banho de água doce gelada em meio à natureza não faltam. No total, Pirenópolis abriga mais de 80 cachoeiras. A boa notícia, para quem não quer encarar longas trilhas ou fazer muito esforço pra chegar até a água, é que a maioria delas é de fácil acesso, contando ainda com infraestrutura para receber os turistas. Vale lembrar ainda que as principais cachoeiras daqui estão em área particular e, por isso, é necessário adquirir ingresso para visita-las.
A cachoeira do Rosário é uma das mais visitadas
Dentre as cachoeiras, as mais procuradas e que valem a visita são: a cachoeira das Araras, cachoeira do Coqueiro e da Garganta, a cachoeira do Lázaro, a cachoeira do Rosário, a cachoeira do Salto Corumbá, a cachoeira do Abade, a cachoeira Meia Lua, cachoeira Paraíso e do Lobo, a cachoeira Santa Maria, a cachoeira da Usina Velha, a cachoeira Bonsucesso e as cachoeiras dos Dragões.
Seguindo com o tema natureza, vale conferir os finais de tarde no cerrado do Centro-Oeste brasileiro. Se o turismo em Pirenópolis for na época da seca, melhor ainda. Neste período, com o menor incidência de chuvas, o céu adquire tonalidades diferentes, indo do azul mais forte para o vermelho mais gritante. Um verdadeiro espetáculo! Recomendamos fortemente que você curta cada pôr do sol possível na região. Vale a pena fotografá-los também.
Os melhores lugares para conferir de camarote este espetáculo da natureza são a Igreja Matriz e o Pico dos Pireneus
Os melhores lugares para conferir de camarote este espetáculo da natureza são a Igreja Matriz e o Pico dos Pireneus. Deste último ponto, você verá toda a região do alto. Depois de ver tudo isso de perto, não restarão dúvidas de que as árvores secas do cerrado compõem muito bem a paisagem no pôr do sol.
Outro destaque é a culinária local, que é muito marcada pela presença do pequi. Outros pratos deliciosos e que valem a pena provar são as galinhadas, o empadão goiano, pamonhas (que podem ser doces ou salgadas), os biscoitos e doces caseiros. A Carne de Lata e Chapas Quentes têm diversas combinações e são ótimas para acompanhar aquela cervejinha gelada. Para degustar a gastronomia goiana, recomendamos a Venda do Bento, o Tempero do Rosário e a Fazenda Babilônia.
Outro prato delicioso e que vale a pena provar são as pamonhas
Pirenópolis é um destino que reserva espaço também para aqueles que querem conhecer a culinária de outros lugares do mundo. Com uma grande gama de opções, a cidade agrada a todos os tipos de amantes da boa gastronomia, até mesmo aqueles mais requintados. Claro que tudo vai depender do quanto o turista está disposto a gastar com alimentação.
Com uma vida noturna intensa, Pirenópolis é um destino bastante procurado para turismo de final de semana. Logo, as noites de sexta e sábado costumam ferver. São nestes dias que as ruas da cidade ficam tomadas, os bares ficam bem agitados e há grande procura pelos restaurantes. A chamada Rua do Lazer é repleta de mesas ao ar livre, onde há sempre cerveja gelada (incluindo até mesmo rótulos artesanais) e vinhos produzidos na região. Aproveite para curtir uma música ao vivo, colocar o papo em dia e fazer novos amigos.
Com uma vida noturna intensa, Pirenópolis é um destino bastante procurado para turismo de final de semana
Como toda boa cidade de Goiás, Pirenópolis tem muita personalidade, o que facilita a vida do turista que quer levar produtos locais e artesanatos típicos para a casa. É no Centro Histórico que você vai encontrar boas opções de lojas para adquirir peças e lembrancinhas únicas.
Alguns itens interessantes para investir são os mascarados das Cavalhadas, as pombas da Festa do Divino Espírito Santo, os tecidos com as cores de Piri, os vinhos produzidos na cidade, além, claro, de doces e biscoitos locais e produtos à base da castanha-de-baru.